Olá!
Esse ae foi meu primeiro "karee", ou "curry", em inglês.
Esse prato é bem típico aqui do Japão e simples de fazer. Era o que sempre comia na casa da Emiko-sensei nos finais de semestre quando reuníamos os alunos de japonês.
É um prato muito gostoso porém ardido (se bem que dá pra controlar o grau de "ardidura"...têm diferentes intensidades).
Esse eu fiz no jantar ontem. Coloquei cenoura, cebola, batata e uma ervinha verde que parecia salsinha (ou algo parecido) e frango (pode ser de carne também). Cozinhei um tempo e coloquei o molho específico. Só que eu exagerei um pouco nos tabletes do molho e ficou bem ardido..devia ter colocado menos...mas ficou gostoso.
O arroz é aquele típico japonês: empapado, grudado e sem tempero. Mas é muito bom quando se mistura.
Ah, e esse é um dos poucos pratos que se come de colher!
Acho que nada se come de garfo aqui. Tirando o karee e outros pratos, o resto é com o hashi (aqueles pauzinhos japoneses).
Aí vai a foto de uma máquina de cozinhar arroz (suihanki). Foi com uma parecida com essa que eu fiz meu arroz. Ah, e foi presente de uns veteranos brasileiros que estão aqui no Japão..legal, né?
Quem um dia quiser, pode experimentar karee que é gostoso.
Um forte abraço a todos!
PS.: por falar nisso, eu e os outros brasileiros recebemos várias coisas dos veteranos que estão aqui ou que até já foram embora. Tem=se o costume de doar as coisas aqui porque paga-se para descartar vários objetos, então os japoneses acabam doando muitas coisas. Recebemos panelas, pratos, copos, toalhas, potes, etc...
Esse negócio tá uma cara ótima... Bora fazer um Karee... hehehe!
ResponderExcluirAi, como eu amo karê...!!! Num creio q vc mesmo fez esse! hehehe á bunitu...
ResponderExcluirE mto curioso os veteranos deixarem essa herança pra vcs.... xD