quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O mundo parece nao girar...ou gira rapido demais!



Eh essa a impressao que tenho agora.
Desde a viagem pra Coreia, nao tive tempo de vir aqui pra escrever um post sobre ela, de fato. Soh posso adiantar que eh uma pais maravilhoso e que, se tiverem a chance, deveriam conhecer. Lembra muito o Brasil em muitos aspectos, mas tem o seu toque oriental e unico que o caracteriza como Coreia.
Mas, enfim, nesse post eu gostaria de enfatizar a guinada que tem ocorrido na minha vida.
Guinada essa, ALUCINANTE! E continua girando...numa velocidade incrivel..ateh eu nao conseguir me sustentar (espero que nao, mesmo!). Mas tem sido assim...minha rotina no lab mudou, desde a semana passada, meio drasticamente. Nesse exato momento sao 22:25 enquanto escrevo e ainda tenho umc erto chao pela frente de hoje. mas nao tem sido muito diferente por esses dias. Desde a semana passada nao tive mais tempo de fazer compras, comer direito e fazer exercicios. Estou numa correria que nunca estive antes.
Isso porque foram inluidos novos objetivos no meu trabalho. Bom, neh? A priori, quando se pensa an evoluçao do estudo e do trabalho eh otimo, mas quando ele te suga ateh a alma e voce nao ve resultados? Compensa mesmo?
Na verdade, tenho esse dilema e questionamentos desde que fazia graduaçao no BR. Desde entao eu venho me perguntando, mesmo tendo feito mestrado, vindo pra ca, feito um ano de pesquisa e agora ter entrado no doutorado. Venho me perguntando...venho falhando...falhando e falhando...e continuo me perguntando ainda. Isso nao ta certo! Parece aquela insistencia em algo errado...o bom e velho empurrao com a barriga. Mas fazemos isso porque, no fundo, ainda temos esperança e cremos que, no ultimo instante, tudo vai dar certo. Aquela ultima gota de esperança ressurge e enquanto se esta vivo, pode-se sonhar e batalhar.
MAs quando isso jah te consome mais do que pode aguentar, num pais que jah te consome por ser totalmente alheio a sua existencia e desrespeitoso com a sua origem, seu estilo de vida, sua lingua, seus trejeitos, sua aparencia...tudo?! O que fazer?
Quando se pensa em ter força pra seguir, mas a rotina te da novas dores nas costas a cada dia (me pergunto como eles aguentam essa ausencia de "viver", de fazer valer cada segundo da sua vida? Vai ver isso explica o alto indice de suicidio nesse pais - o maior do mundo). Parece que eles nao tem amor a vida deles mesmo...ou nem mesmo sabem oq ue eh isso, de verdade. pois se comportam com vergonha de existir, entao a vida pra eles nem faz sentido. Sao sempre sozinhos e estressados. Sempre bitolados nas mesmas coisas e cabeça fechada pra tudo!
Mas enfim...nao quero me tornar esse zumbi diario que eles se mostram pra mim!
Isso eh realmente o estilo de vida de um pesquisador ou eles realmente sao assim? Eh uma mistura de perguntas e sensaçoes.
Nesse momento que escrevo eu percebo o quanto estou cansado e nao consigo concatenar mais as ideias de forma muito coesa. Vai ver o que escrevi anteriormente eh pura bobeira...ou nao!
Vou voltar ali pro meu experimento interminavel...
Espero voltar pra ca com melhores noticias no proximo post.
Grande abraço!

7 comentários:

  1. Considerando tudo o que você já escreveu nos últimos tempos, me parece que vai ser difícil aceitar, mas vou tentar a velha expressão de incentivo:
    がんばって!

    E isso não é só pros experimentos, doutorado, ou pra "suportar" o que você não têm conseguido aí... É para sua vida! Torço muito para que as pessoas consigam fazer o que elas gostam/precisam, e para pessoas como você (e até mesmo eu) que têm essas "dúvidas", minha torcida é mais forte!
    Na verdade, vou mudar a expressão:
    がんばろう! =P

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, valeu Andre!
    Essa eh a palavra de ordem quando as coisas nao vao bem ou quando se deseja sorte, neh?
    Obrigado pelo incentivo..preciso enxergar logo o que se passa na minha cabeça, opis o Japao conseguiu perturbar mais ainda o que jah era confuso.
    E, serio mesmo, se ainda estiver pensando em vir pra ca, pense muuuuito bem antes de tomar essa decisao. Eu, mesmo tendo pensado pra caralho, quase desistido de ultima hora, penso que podia ter desistido mesmo...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, e ler o post da revolta foi um verdadeiro choque. Mas isso me foi bom, sabe por quê? Porque é uma das poucas fontes do lado ruim que a coisa pode ter. Depois de ter lido essas postagens eu pensei: "eu não devo ter nem uma pequena noção do que é se esforçar pros japoneses".

    A impressão que eu tive lendo foi que o trabalho/estudo no JP é algo TÃO massante, mas TÃO massante, que deixa a gente tonto. É como se virássemos zumbis que só veem o trabalho/estudo e se perguntam: "mas pra que eu to fazendo isso mesmo?"

    Terminar de ler seu blog foi muito bom pra mim, que faço letras português-francês e quero trocar pra japonês [por motivos que acho que iam deixar isso aqui muito longo] e fazer pós-graduação. A minha escolha ainda tende pro japonês, mesmo com uns quero-não-quero-mais eventuais.

    Enfim, doumo arigatou por ser sincero e compartilhar isso com a gente. Minhas sinceras felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Demorei um pouco p/ ver a resposta, mas vamos lá:
    Confusões mentais são uma m****, mas elas existem, mesmo... cabe a nós enfrentá-las como pudermos. Daí o がんばって serve p/ mostrar que pelo menos há outras pessoas apoiando nossa "missão"... Isso deve servir p/ aliviar um pouco a tensão. =P Então, continue sabendo que muita gente torce para que você consiga superar as dificuldades! Bom, no mínimo você tem uma namorada que já te prova isso fortemente! (eu li o post no blog dela sobre vcs 2 e achei inspirador ;-) )
    Sobre eu ir p/ o Japão... bom, continuo querendo sim, mas desde que desisti de trabalhar com jogos, não penso em ir p/ me estabelecer... só uma visitinha ou outra está bom... aí acho que todos os pontos negativos que você colocou não vão ser tãããão relevantes assim p/ mim, né? XD

    ResponderExcluir
  5. Morei no Japao por pouco tempo mas por problemas de saúde voltei p o Brasil.
    Eu me identifiquei c o seu post, principalmente na parte em que voce diz que continua pq no fundo tem esperança...
    Bom, eu diria que, minha experiencia no japao nao foi mto boa... eles realmente parecem nao viver... nao se importam verdadeiramente c os outros... sao gentis mas a casca. A casca é gentil.
    Digo isso porque, todos os japoneses me viam como japonesa, entao nao sofri mto preconceito pela origem.
    Eu refleti e continuo refletindo se deveria voltar ao Japão p tentar a vida novamente.
    Eu tenho um sonho... q as vezes penso q só poderia realizá-lo no Japão. Parece idiota, mas queria ser modelo e mais tarde, atriz no Japao.
    Bom, desculpe o desabafo, mas seu post foi o único que achei mais próximo d aminha realidade, pois nao pretendo trabalhar em fabricas.
    Espero q vc esteja bem. Eu sei q se esforçar é bom, mas temos q impor limites também p nossa felicidade =)

    ResponderExcluir
  6. Que legal!
    Vou esperar pelas notícias, estarei sempre por aqui, já faço parte.
    Quanta saudades sinto do Japão, logo estarei contando um pouco sobre.
    Aproveitem bem a viagem!


    http://encontreipravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse blog fez muita falta, Carlos ja nao da noticias ha muito tempo ( ou criou outro blog e nao fui ntificado rs), espero que tenha alcançado seus objetivos pois por muito tempo acompanhei esse blog que na verdade era muito bom ( era porque parece nao existir mais)

    ResponderExcluir