domingo, 4 de julho de 2010

Otaku (お宅)


Olá minha gente!
Bom, esse é um tópico dedicado a um tema que permeia a vida de muita gente mundo afora graças a uma reforma cultural feita no Japão em meados de 1970 com o ápice em 1980: a cultura pop japonesa, ou JAPOP!
Até as pessoas de gerações mais antigas (como meus pais) devem ter visto ou sabem quem é o Godzilla. A partir daí, a indústria pop japonesa desceu com uma avalanche de desenhos animados (animê アニメ), quadrinhos (mangá 漫画) e um estilo de vida voltado ao consumo desse fenômeno e dos produtos relacionados a ele.
E, não obstante, a influência dessa cultura no Brasil é tremenda, como muitos devem notar. Basta reparar na quantidade de eventos como Anime Friends por todo o país, principalmente nas capitais. A influência que esse aspecto cultural japonês fez e continua fazendo é que constrói um tipo de pessoa que dá nome a esse post: Otaku. Em japonês, "otaku" quer dizer casa. Até ouvi dizer que pode significar "você", mas no Ocidente esse termo apareceu como algo pejorativo: nerd, bitolado e, principalmente, aficionado por mangás, animês e video-game. O otaku é aquela pessoa que gasta maior parte de seu tempo (e dinheiro) com elementos relacionados ao seu mangá preferido ou a um personagem que admira em um animê específico. Ela pode possuir uma vasta coleção de mangás, diversos pôsteres de personagens de video-game/animês colados na parede do quarto, vários bonecos desses mesmos personagens, todos os DVD´s e episódios possíveis de vários animês além de (essa, a marca de um otaku), claro, se fantasiar caracterizado de algum personagem que admira. Quando a pessoa se caracteriza dessa forma ela é chamada "cosplay", ou, do inglês, "costume player", alguém que se fantasia e também realiza performances de um personagem. O fenômeno do cosplay é muito sério e seguido fielmente por muitas pessoas que se dedicam a isso. Praticamente em todos os eventos de "otakus", vê-se muitos vestidos a caráter e, nos próprios eventos, há concursos de quem está melhor caracterizado. Ocorre anualmente, no Japão, um evento que premia o mehor cosplay do mundo, se não me engano. Eu li isso há um tempo atrás...que até tinha um brasileiro nas etapas finais mas não conseguiu se classificar e ganhar o concurso.Realmente o fenômeno "Otaku" é forte atualmente no mundo inteiro e afeta muita gente.
Não vou esconder e admito aqui eu sou um "semi-pseudo-otaku"! Era viciado em Cavaleiros do Zodíaco (ainda gosto muito até hoje, mas assistou outros animês)...tanto é que eu queria me tornar um na época, eu me lembro bem, huiahauia! Podem rir, mas é coisa de criança/adolescente, né? Outra coisa, toquei em uma banda de músicas de animês no evento de comemoração do centenário da imigração japonesa em 2008! =PE, admito também, que um dos fatores que me trouxeram a esse país, foi a sua forte influência pop nessa pessoa que vos escreve. E, já cá estando eu, claro que alimentei um pouco desse meu lado "semi-pseudo-otaku" e, num domingão desses ae, peguei o trem rumo a Osaka e fui parar no bairro de Nipponbashi, conhecido por suas lojas de equipamentos eletrônicos (por isso o bairro é também conhecido como "DenDen" Town, o "Den vem de "denki", eletricidade, eletrônicos, em japonês) e lojas (algumas poucas) de artigos de animês (o maior e mais famoso bairro é o de Akihabara, em Tokyo). Peguei meu rumo pra ver algumas desses lojas. Não resistindo ao preço e ao gosto por Cavaleiros do Zodíaco, comprei um boneco de um dos personagens que gosto bastante. Isso assim, depois de ter ido e vindo umas 587 vezes entre a loja que eu comprei e uma outra que também tinha, pra pesquisar os preços e pensando se compraria mesmo, hehe!


Mas não resisti e comprei um outro boneco de uma personagem de um animê que fez muita fama no Brasil e quem tem uma temática meio polêmica, chegando a ser até meio adulto, chamado Evangelion. Ah, comprei um pen drive também porque estava precisando no lab.
Nessa foto dá pra ver o mar de bonequinhos à venda em um dos corredores apertados de uma das loja que fui! É o paraíso pra um otaku...os otakus brasileiros que estão vendo esse post devem estar babando nesse momento!


Bom, esse foi um post que espero ter dado uma certa idéia do reflexo da cultura pop japonesa na vida das pessoas (e desse pobre coitado que escreve)!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário