quarta-feira, 21 de julho de 2010

Terremoto!!

Hoje eu senti meu primeiro terremoto no Japão (e na vida!)
Foi logo de manhãzinha, por volta das 6:20, quandoa cordei com uma sensação estranha. Não me dei conta que era um terremoto, ou dei sim, mas não estava em condições de julgar nada porque estava com muito sono e logo voltei a dormir.
Mas a sensação foi a mesma que já havia sentido antes, tendo feito me acordar também.
Até cheguei a pensar que podia ser o meu braço que estava tremendo por estar numa posição ruim na cama...pensei rápido que poderia ser um terremoto mesmo, mas nada estava caindo do meu lado, então não dei muita importância.
Mas, quando acordei às 9h, vi as mensagens dos brazucas falando: "Primeiro terremoto!!" "Vocês sentiram?!" aí me convenci que era mesmo um terremoto. Tinham falado que até viram a janela e a porta se mexerem com o tremor!
Hoje foi uma mistura de surpresa com a novidade com um pouco de medo, pois sempre quis presenciar e sentir um terremoto, já que no Brasil não tem. Mas não quero um mais forte da próxima vez...esse, dessa magnitude, foi bom pra estréia: sem vítimas, sem casualidades. Tanto é que, quando comentei com o pessoal no lab, parecia a coisa mais normal do mundo (e realmente é, pra japonês). Me perguntaram surpresos se no Brasil não tinha terremoto! o.O
Ah, falei tanto do evento em si mas não o descrevi, né?
Aí vão os dados do danado, retirados do site da Agência Meteorológica do Japão:
O epicentro foi na cidade de Nara (sim, a primeira capital do Japão...cidade muito linda da qual postei fotos ontem no PICASA =/), mas não teve nenhuma eventualidade. Devido à profundidade do epicentro (60 km abaixo da terra), surtiu pouco efeito na superfície, apesar do grau de magnitude ter alcançado 5.1 na escala Richter. E, como Nara fica ao sul de onde estamos, aqui a sensação foi de 2 graus.
A figura abaixo mostra isso melhor: o epicentro está marcado com um X vermelho e a cidade que estou, Suita, está acima, sendo uma das marcadas com bolinha azul (escala 2). Está até destacado na imagem o nome da cidade, mas o ponteiro do mouse não aparece.


Tá tudo certo comigo, fiquem tranquilos!
Abraços e até a próxima!
PS.: cliquem nas imagens pra ficarem maiores

5 comentários:

  1. Tbm senti hj o terremoto, soh q nao saiu nenhuma noticia sobre o caso na internet,
    fiquei sabendo do epicentro agora qndo li seu blog, moro em minakuchi em shiga...

    ResponderExcluir
  2. Terrível , estamos acompanhando aqui do Rio de Janeiro a matéria através da WWW.TVCOPACABANA.COM.

    BOA SORTE

    ROGERIO FONTES

    ResponderExcluir
  3. TAmbém só encontrei dados do terremoto aqui no seu blog..Grata pelas informações.Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pois é, não achei notícias sobre o terremoto...só colhi informações no site da Agência Metereológica do Japão.
    Creio que, por não ter sido de escala tão alta, não virou notícia. Como eu disse no post, é normal, pros japoneses, sentir um abalo dessa magnitude. Eles estão acostumados...mas pra mim foi surpresa! Creio que não teve nada de sério em Nara também...não fiquei sabendo.

    ResponderExcluir
  5. Fiote!

    Espero que esteja td bem contigo, e que esse terremoto tenha sido apenas um "pequeno" susto!

    Se cuida!

    Aquele Abraço!
    =)

    ResponderExcluir