terça-feira, 29 de junho de 2010

Banpaku Kinen Kouen (万博記念公園)


Olá pessoas de meu feitio!
Faz um bom tempinho que não apareço por aqui, né? A vida não tem sido tão movimentada assim, culturamente e turisticamente falando, mas tem sido um pouco mais agitada...tudo um processo de construção da minha nova rotina que inclui minha "morada", que é o meu laboratório! Huahuia!
Voltando aos objetivos para os quais o blog foi idealizado, volto com um pouco desse "parquinho" que fica do lado do campus da universidade e é simplesmente GIGANTE! Trata-se do BanpakuKinenKouen, em japonês quer dizer, em tradução livre, Parque Memorial da Exposição Mundial. Isso porque nele foi realizada a Expo´70, a primeira feira mundial realizada na Ásia. Ela durou 183 dias (de 15 de março a 13 de setembro) e foi um marco pra cidade de Osaka e pro Japão. A área é realmente muito grande, como podem ver na foto acima (330 hectares).
A exposição contou com a exibição de 76 países e um público de 64.218.770 de pessoas, um recorde pro evento! O tema da exibição foi "Progress and harmony for mankind", que contou como símbolo o monumento da Torre do Sol (Taiyou-no-tou 太陽の塔), que é uma torre gigantesca e muito bonita! Ela representa o conceito da exposição, que são as dificuldades da raça humana em conciliar progresso e harmonia.
Tirei várias fotos dele em diferentes ângulos...é realmente um monumento imponente e que bota medo pelo seu tamnho e também pelas suas expressões. A torre tem três faces: duas na frente (uma em cima e a outra embaixo) e uma atrás, que, até onde fiquei sabendo, representam o tempo. A face central o presente, a de cima o futuro, e a das costas, o passado.

O parque é realmente muito grande e bonito.
Fui no dia do Koinobori, Dia dos Meninos, então tava cheio. Além disso, eles fazem uma grande feira a céu aberto num estacionamento que tem lá a qual as pessaos trazem coisas que não vão mais usar em casa e vendem a preços bem mais baixos.
Dentro do parque há um museu muito legal: Museu Nacional de Etnologia. É constituído por seções temáticas com cada continente e sua história, voltada pro desenvolvimento humano e a ocupação dos territórios, assim como as características de cada povo. Não deu pra visitar todos os estandes porque entramos perto do horário de encerramento, mas deu ra ver muita coisa legal. Além de uma exposição permanente, tem-se cabines com vídeos temáticos sobre vários assuntos nas quais vocÊ entra, senta e escolhe o que quer ver. Bem high-tech o negócio, mas os vídeos eram todos antiiigos!
Essa foi uma tarde boa!
As outras fotos estão no PICASA...passem lá pra dar uma olhada.
Grande abraço e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Meu parque favorito. FATO!
    E a face do passado, na Torre do Sol, é a mais linda delas. Não pq eu sou historiadora, lógico... rs

    ResponderExcluir
  2. Compartilho da mesma opinião dessa sábia observadora!

    ResponderExcluir