quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tenjin Matsuri (天神祭)


Olá pessoas, cá estou eu de volta aos meus posts (espero que mais frequentes, de agora em diante).
Esse se trata de um festival muito famoso no Japão, especialmente pra cidade de Osaka. Se chama Tenjin Matsuri, que é um dos três maiores festivais do Japão, sendo o maior realizado em rio, com barcos. Tem-se um desfile de pessoas vestidas no estilo "corte imperial", com fantasias bonitas e performances. Tem-se também a parte aquática, no rio (que eu esqueci o nome agora), onde vários barcos saem "desfilando" no final da parada terrestre. Esse desfile aquático começa no final da tarde se estendendo a noite até a queima de fogos de artifício.
O festival tem um jingle característico da cidade de Osaka, que remonta os tempos do período Edo praquela cidade. é o "Osaka-jime", que é um canto seguido de palmas ritmadas, rápido e fácil de fazer.
Na parada terrestre (o desfile), ficamos num lugar específico pra estrangeiros, tipo uma área VIP com tenda e narrações em japonês e inglês (tá, era um inglês doído de ouvir da tia que estava traduzindo) daonde dava pra ver muito bem a parada. Além disso, em alguns momentos específicos, pessoas da parada paravam pra fazer o "Osaka-jime" ou alguma outra perfomance (como uma vez que pararam com um carro alegórico e coreagrafaram algo como uma dança do Dragão)!
Ah, então, antes de começar o desfile mesmo, eles chamaram pessoas interessadas em ir na frente da tenda fazer as palmas do "Osaka-jime" e, é claro, que eu não perdi essa oportunidade. Pus um colete do festival e fiz as palminhas ao som das chamadas!
Depois da parada, descemos pra via do rio, ver os botes e os fogos de artifício no final.
NOSSA, como tava cheio! E fazia um calor que só se sente aqui no Japão! O bom foi a gente ir se embrenhando no meio de tanta gente, barraquinhas de comida e brinquedos e tentando achar um lugar bom pra ver os fogos.
Acabou que, no fim, ficamos num lugar apertado entre arbustos e empurrões pra ver o começo dos fogos...depois subimos umas ruas ali perto e ficamos vendo os fogos que vinham de tempos em tempos, como combos, hehe! O bom foi eu e Nina andando nas ruas pra ver se arranjávamos uma saída pro outro lado do rio e, enquanto isso, eu ficava parando no meio do caminho vendo os fogos e maravilhado como um menino! Huuiahiu! Mas, agora em agosto teve um festival só de fogos de artifício, que foi muito lindo! Fiquei babando no espetáculo, que lembra muito o reveillon do Rio. Fiz vídeos e tirei várias fotos...logo postarei.
O lugar do festival é perto do castelo de Osaka...um lugar muito bonito, com uma praça muito grande. No final, já na volta, fui comer algo e, passando pelas barraquinhas de comida, comprei uma salsicha lá com um tio que ficou tirando sarro de mim...porque ele viu que eu falava alguma coisa em japonês e desandou a usar o "Kansai-ben", o dialeto da região Kansai, ou oeste do Japão. O bom é que eu não entendi uma palavra que ele falou (cuspindo as palavras, claro) e ele ficou só rindo de mim e eu só saí com um "arigatou", haha!


Depois, voltamos pra nossa humilde residência pra descansar porque foi cansativo.
Bom, agora espero voltar mais vezes com mais posts do meu cotidiano e mais cursiosidades!
Grande abraço a todos e até o próximo!

Um comentário:

  1. Esse dia foi importante pra gente por milhares de motivos... Né, baby? Nesse dia eu percebi que não dava mais pra ficar longe de você...

    ResponderExcluir