quinta-feira, 6 de maio de 2010

Koinobori (鯉のぼり)



Olá!
Bom, esse post é relacionado ao dia que fecha a Golden Week, famosa semana de feriadão japonês. Chama-se "Koinobori", literalmente, subida da carpa. É comemorado todo dia 5 de maio. Representa o Dia dos Meninos (ou Dia das Crianças, já que tem o Dia das Meninas também) com a carpa, peixe adorado pelos japoneses que representa a esperança, assim como força, resistência e bravura, já que a carpa sobe o rio contra a correnteza para se reproduzir. Tem até uma fábula chinesa que diz que a carpa se transforma num dragão no final da escalada.
As carpas coloridas são hasteadas como birutas e tem um significado peculiar: a primeira é preta, representando o pai, a segunda é vermelha, representando o primogênito, a terceira azul, pro filho seguinte, e assim por diante (verde e violeta depois - na foto tem uma laranja). Ah, a anterior à preta é uma colorida representando o samurai.
A foto que eu tirei não mostra muito bem, mas as hastes são colocadas do lado de fora da casa. A outra foto mostra melhor a disposição das carpas.
Esse foi mais um post relacionado à cultura japonesa...à medida que for vivenciando elementos como esses, vou relatando aqui.
Ah, e agora tá começando a esquentar o tempo...tôa té começando a usar bermuda e chinelo..tá fazendo por volta de 25ºC já. Quero só ver quando chegar o verão..dizem que chega fácil aos 35ºC..mas a sensação deve ser de mais.
Abraços a todos!

4 comentários:

  1. po, que massa. Nao sabia de tudo isso.
    Valeu ae sr.! E continue nos enriquecendo aí com a cultura!!!

    e vc vai ver no verao.. me falaram que por causa da umidade vc sua absurdo. Ainda bem q vc nao tem q usar terno, ehehe
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Huiahaui..verdade! Ouvi dizer que é muito quente e, pela umidade, a sensação é maior!
    Ainda bem que não tenho que usar terno MESMO!
    Tentarei sempre colocar algo legal aqui relacionado à cultura dessa galera, haha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sei que estou meio atrasado no post, e que meu comentário vai ser muito imbecil, mas é aquela ocasião em que eu TENHO que falar besteira: Quando a carpa termina a escalada ela tá no lvl 20, e evolui pro Gyarados? XD

    ResponderExcluir
  4. Q legal!! Eu adoro as carpas do Dia dos Meninos, mas nao sabia do significado das cores! :)

    Ps: naaaaoooo li o comentário do André!! xD

    ResponderExcluir