sexta-feira, 16 de abril de 2010

As duas primeiras semanas

Olá!
Bom, tentarei expor o que achei dessas duas primeiras semanas de Japão.

A primeira foi bem tranquila..foi aquela sensação boa de ansiedade, com novidades..tudo muito novo acontecendo! Além das novidades, algumas pequenas precoupações do tipo: como será q faço pra lavar minha roupa aqui nesse dormitório? Na verdade, a primeira preocupação real foi ter que fazer uma apresentação do que fiz no mestrado numa reunião do lab.
Fiz minhas visitas ao laboratório, fiz a compra do meu PC (foi a vez que saí sozinho a primeira vez pra pegar o trem e me virei pra chegar lá, hehe!), teve festinha de recepção do lab (que foi no dia daquela reunião que falei)..foi tranquilo! Até que, na própria festinha mesmo, um dos meninos do lab (um dos que trabalham bastante aqui...aliás, todos trabalham demais!) me disse: "você tem que vir amanhã também"; e eu: "sério?"; ele: "sim...das 9h até as 17h".
A partir dali começou o choque..caí na real que eu estava no Japão..a galera aqui TRABALHA!
Então, fui ao lab no sábado...sem nada pra fazer, como ainda estou, mas fui!
É praticamente um sistema de bater ponto!
Na segunda semana, então, começou a cair a ficha que eu estava no Japão, que vim pra trabalhar e estudar muito e que não vim pra me divertir, como estavam os outros brasileiros e estudantes estrangeiros que estão aqui pra fazer o curso intensivo de japonês, no começo. Isso me fez ficar um pouco baqueado. Adicionado a isso veio a saudade que eu sinto de cada familiar e amigo. Ainda mais, tinha a incerteza do que eu realmente vou fazer no lab, porque até então ninguém havia falado comigo...só ficava largado.
Então, nessa semana eu fiquei mais calado, no meu canto no laboratório, já que não consigo me comunicar com as pessoas em japonês ainda, só falava inglês com o chinês que tá aqui também e o profssor. Os outros professores também falam, mas menos. Um deles é o que vai me acompanhar e me ensinar as coisas...está sendo tudo bem devagar, com paciência...ainda mais porque ele fala pouco inglês. Difícil!
E como eu chegava tarde em casa, eu chegava, tomava banho, comia alguma coisa e ia dormir.
Bom, tem sido assim ainda...mas espero que isso melhore. Aos poucos as coisas vão se ajeitando..mas a saudade ainda é gigante! Fico falando com os amigos pela internet e fico lembrando das coisas...sinto aquela nostalgia...ae me sentia sozinho aqui.
Ainda estou um pouco assim...
Mas só o tempo pra acertar as coisas, né?

Bom, é isso aí. Contei um pouquinho do que passei por esses dias.
Sempre virei com novidades, fotos e td mais!

Grande abraço a todos! Até mais!

2 comentários:

  1. Oi mininu!Como é bom receber noticias suas!Adorei a ideia do blog, fica mais facil de saber como vc está já q nem sempre a gente consegue se falar pelo gmail...Não se preocupe tanto com as dificuldades de agora, as coisas sempre são mais dificeis no começo...mas c o tempo td vai melhorar..A gente tbm sente mta saudade de vc por aqui! Mil bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá olá!
    Pois é...agora tá senod a fase de adaptação mesmo...na real, acho que todos os dias serão de adaptação.
    Mas valeu pela força, Jan!
    Grande bjo!

    ResponderExcluir